Curiosidades sobre Street Fighter que você provavelmente não sabia

OS CRIADORES ORIGINAIS

Os criadores do jogo Street Fighter, Takashi Nishiyama e Hiroshi Matsumoto foram trabalhar para a SNK após terminarem de produzir Street Fighter e criaram a série Fatal Fury e Art of Fighting (o que daria entrada no universo King of Fighters).
Um dos criadores do MEGA MAN, Keiji Inafune, também ajudou a desenhar parte do elenco do jogo.
Ai fica a pergunta pq será que a tal SNK fez sucesso e hoje em dia não disputa nem contra o pior jogo da Capcom?

A INSPIRAÇÃO DOS PERSONAGENS

Ryu e Sagat foram inspirados em personagens de um mangá de 1977 chamado KARATE BAKA ICHIDAI, que por sua vez era inspirado na história de pessoas do mundo real (O mestre Karateca Mas Oyama).O desenho de Ryu foi inspirado no desenho do personagem do mestre karateca “Yoshiji Soeno” (também existe na vida real e foi retratado no Mangá), e Sagat é uma cópia obvia do personagem “Reiba”, um vilão Lutador de Muay Thay.

Reiba, inspiração óbvia para SAGAT.
O Design de Ryu pode ter sido inspirado no mestre Soeno, mas a história de Ryu foi fisgada do Mestre Karateca da vida real, Masutatsu Oyama (também no anime), que era famoso por sua origem desconhecida, e seu regime de treinamento rigoroso.
Ele costumava se isolar nas montanhas e treinar resistência ficando horas debaixo de uma cachoeira com água com temperaturas baixíssimas.
Ele também organizou torneios que o participante tinha que lutar com mais de 100 pessoas seguidas, e era famoso por enfrentar Touros só com as próprias mãos. Numa ocasião ele matou um touro com um soco, o que rendeu ele o apelido de “Mão de Deus”.
Comparação entre Ryu e o personagem cujo design teve inspiração, Soeno.
O design de M. Bison é também uma cópia do personagem Yasunori Kato, retratado no filme Tokyo: The Last Megalopolis, inspirado no romance amplamente adaptado no Japão, Teito Monogatari (que já virou filme, mangá, anime, etc etc).

Kato, a semelhança é inegável.
Dee Jay foi o único personagem desenhado pela Capcom America, e foi inspirado no lutador americano (e Inventor do Tae Bo) Billy Blanks.
Esse cara fez muita dona de casa descobrir o que era Kickboxe com seu programa de exercícios: Tae Bo
Fei Long foi obviamente inspirado no ator e lutador Bruce Lee, inclusive os sons que ele faz são tentativas de copiar os “kiais” dele.


Balrog, que no japão se chamava Mike Byson (M. Byson), é inspiração pura no lutador Mike Tyson.


A CONFUSÃO COM OS NOMES E MUDANÇAS REGIONAIS

Quando a CAPCOM foi lançar Street Fighter nos EUA, ficaram preocupados com os nomes de alguns lutadores, e receando que fossem causar processos judiciais, fizeram mudanças.
Foi o caso do lutador de boxe BALROG, que no Japão se Chamava Mike Byson (alô Mike Tyson), teve seu nome trocado com outro personagem do jogo.

BALROG era o nome japonês do toureiro espanhol atualmente conhecido como VEGA.

VEGA era o nome do chefe final do jogo no Japão, o General autoritário que hoje conhecemos com M. BISON.

Então Balrog pegou o nome do Vega, que pegou o nome do Bison, que pegou o nome do Balrog. QUE SALADA EIN CAPCOM? A confusão era tanta que em torneios internacionais de Street Fighter, os cartuchos era modificados e o nome dos personagens eram trocados como “BOXER” (Boxeador em inglês), “CLAW” (Garra) e “DICTATOR” (Ditador, em inglês).


Pra fazer referência a isso, em Street Fighter 4, no cenário do Aeroporto, Quando você joga com Vega, Balrog aparece no fundo, Quando joga com Balrog, Vega fica no fundo. E se Balrog e Vega estiverem lutando, quem aparece no fundo é M. BISON.

O SISTEMA DE COMBO ACIDENTAL

O Sistema de Combos do jogo era originalmente um BUG.
Era um bug que permitia que o jogador “cancelasse” a animação de um movimento fazendo outro movimento.
Esse sistema “acidental” acabou sendo muito bem vindo, pois tornava o jogo bastante dinâmico e permitia uma variedade muito grande de combinações de golpes.
Inicialmente os produtores acharam que atingir o personagem inimigo mais de uma vez era “injusto” e programaram para que o segundo ataque sempre errasse.
O Chefe de programação achou que era uma saída “porca” de resolver o problema, e mandou eles retirarem essa restrição.
Mas alguns golpes de personagem não foram removidos, e isso fica visível em golpes como do Honda e da Chun-Li que faziam muitos hits num golpe só.

AS MENSAGENS MOTIVACIONAIS QUE ERAM MAIS QUE ISSO

Algumas mensagens no jogo japonês traziam mensagens motivacionais quando o jogador perdia, na tela de continue.
Mas o que muita gente não sabia, era que essas mensagens eram na verdade para explicar mecânicas do jogo.
Em uma da mensagens era escrito “Não desista antes do fim!”, isso foi encarado com uma frase motivacional, mas era uma forma de dizer para o jogador que quando seu personagem estava com pouca vida, os ataques do personagem melhoravam (davam mais dano, ficavam mais rápidos, tinham maior acalcance, etc).

PERSONAGENS EXCLUÍDOS E DESIGN INICIAL

Alguns personagens foram desenhados para o jogo mas nunca foram incluídos, por decisão dos produtores.
Entre eles havia um policial com equipamento tático, uma espécie de Ninja, um Guerreiro Místico de Uganda, e um lutador inspirado em Kenshiro, do mangá “Fist of The North Star“.
Também ficaram de fora um “luchador” de luta livre com uma máscara de estrela, um mestre de judô, um bandidinho com uma faca, uma motociclista com uma corda/chicote e uma maquiagem estilo Gene Simons do KISS.




Alguns desenhos iniciais de outros personagens foram alterados.
Blanka seria uma criatura humanóide parecendo um Gorila com uma corrente no pescoço, Dhalsim foi planejado para ser um Indiano com um turbante na cabeça, e depois modificado para ter uma cabeça de elefante lembrando a Deusa Ganesha, para só então receber o design atual.
VEGA tinha seu design que lembrava um cavaleiro templário.
Zangief era um marinheiro com uma tatuagem de âncora no braço chamado VODKA GORBALSKY.


Fonte: Põe Pra 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo
Por favor não façam propagandas no Blog ou insultem alguém